A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PAIS E FILHOS NO DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
- psicovanessadealmeida

- 13 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Estar desenvolvido emocionalmente pressupõe que conseguimos estabelecer relação saudáveis sempre quando possível.
Não somos perfeitos e nem sempre a circunstância pode favorecer ao estabelecimento de uma relação amistosa, mas independente do conflito, a formação de sua identidade e de seu desenvolvimento emocional estão ancorados na relação que você teve com seus pais e no seu modo de compreender e acolher essa relação.
Nesta perspectiva, quando você olha para trás em sua história o que percebe? Seus cuidadores lhe criaram num ambiente incentivador ou num ambiente repressivo?
Como assim?
Estabelecer relações saudáveis é conseguir estar e se conectar com as pessoas de forma plena e com respeito ao próximo em toda a sua integridade. É escolher suas relações de maneira que estar nelas te faça crescer e te faça feliz. Um ambiente incentivador na relação com os pais, onde seus erros e acertos foram valorizados, onde a comunicação era aberta e acolhedora podem fazer você ter mais habilidade emocional nas relações. Um ambiente incentivador também é aquele em que o acolhimento das emoções e sentimentos de todos se faz presente.
Em contrapartida, também podemos estabelecer relações disfuncionais. Nessas relações, é difícil estar com as pessoas. Estabelece-se um processo de estar com o outro por obrigação, para cumprir alguma falta, para se submeter a algum tipo de ganho secundário e tudo isso com algum sofrimento. Um ambiente repressivo e de medo na relação com os pais podem estar presentes na história de pessoas que mantêm relações disfuncionais no percurso de suas vidas.
Portanto, ressignificar sempre que possível algum conflito em relação aos pais é uma janela que se abre para um novo modo de ser e atuar na vida como um todo, promovendo um melhor desenvolvimento emocional tanto dos filhos, quanto de si próprios em relação aos pais.




Comentários