Antes de apontar a falha do outro deveríamos analisar se o problema não é com a gente também
- psicovanessadealmeida

- 20 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Vamos a última reflexão do ano! E quero muito te convidar a olhar para si.
Vivenciamos conflitos em diversas áreas de nossas vidas: familiar, amorosa, trabalho, social, amizades, e com isso caímos fácil no impulso de apontar nossos queridos dedos para a pessoa ao lado dando a entender que o problema não está conosco, mas com o outro.
Muitas vezes, pode ser mesmo que essa pessoa a qual você convive tenha tido uma postura que fez com que te chateasse. Porém, antes de chegar a essa conclusão, você parou para pensar se o problema não é seu também?
Exemplificando, já vi muitas pessoas inseguras num relacionamento, dizendo que o parceiro não é confiável e quando vamos ver mais de perto, a vida da pessoa que se queixa praticamente não funciona sem a relação. Temos um problema maior ainda, nesse sentido, pois, se é assim, a relação ocupa a maior parte da vida desse indivíduo, não sobrando espaço para o cuidado consigo mesma(o)! Logo, a tendência em identificar falhas na relação e no outro, com baixo senso de valorização de si mesmo.
Ter autoestima é saber também reconhecer as próprias falhas e vulnerabilidades e o como isso impacta nas relações que vivenciamos.
Quando a pessoa está consciente e nutrida de si mesma, cultivando também outras áreas da vida, como, por exemplo, a espiritualidade, hobbies, realização pessoal, autocuidado emocional consegue ter discernimento do quanto também contribui na dinâmica de conflito. Fortalecida nesse lugar, propõe soluções que a envolvem e não só o outro. Além disso, busca melhorar a cada dia para evoluir.
Recomendo que antes de apontar a falha do outro, tenha em mente e reflita: como contribuo com esse problema que vivencio? Ao que sou grato(a) na vida? Quais são as minhas qualidades e defeitos? Como tenho vivido a minha vida para além desse problema?
São perguntas que te farão conectar-se consigo mesmo(a)! Para além do problema e do outro, um mergulho em si.
E se ficar muito difícil, estou por aqui.
Desejo a vocês um Natal tranquilo, amoroso, de muita Paz, e Prosperidade para o Ano que vem em todas as áreas de sua vida.
Abraço afetuoso.
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica e Psicoterapeuta de Casal e Indivíduos
Instagram: @psicologavanessadealmeida



Comentários