FAMÍLIA TEM QUE SER UNIDA PARA SEMPRE. SERÁ?
- psicovanessadealmeida

- 13 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Hoje pela manhã li um artigo em um site a respeito de uma filha que entrou com um pedido na justiça para não se incumbir dos cuidados ao seu pai que está muito doente.
A justificativa dessa filha ao fazer o pedido foi que sofreu violência e abandono afetivo durante toda a sua infância.
A notícia nos remete a refletir sobre as relações familiares e como elas influenciam as pessoas na formação de sua personalidade, algo que é muito sério em minha opinião.
Há alguns que dirão que a filha está totalmente errada, pois pai é pai. Outros dirão que a filha está mais que certa, pois quem com ferro fere, com ferro será ferido.
Independente das opiniões, a crítica que faço é que existem pais que não estão preparados emocionalmente para ter filhos. Querem ter filhos porque a sociedade impõe que se estão casados devem ter filhos, por pressão da família que exige que o casal tenha filhos, ou então até mesmo para compensar algum vazio existencial/emocional que ilusoriamente, nas crenças de algumas pessoas, serão preenchidos com a vinda de um filho.
E mais uma vez esbarramos com a questão do amadurecimento emocional, do autoconhecimento de faltas e vazios, que se não tratados serão projetados em tudo quanto é pessoas, inclusive, os filhos.
Curar feridas emocionais leva tempo.
A filha da matéria exposta aqui hoje pode ter plena consciência de que seu pai foi um pai distante e agressor. Talvez até mais consciência de sustentar a posição de que cuidar de alguém como ele faria muito mal emocionalmente a ela mesma.
Não vejo a posição da filha como de vingança, mas talvez como amadurecimento emocional que exige muito esforço para sustentar atitudes que, muitas vezes, vão totalmente contra a ideologia de que família tem que permanecer unida para sempre. Ideologia esta muito forte em nossa sociedade.
E aí, o que você acha sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários.
📌Invista no seu desenvolvimento emocional.
Conecte saberes!
Você merece ser acolhido e ouvido.
Compartilhe!
Instagram: @mentefamiliar
WhatsApp: (31) 99294-3850 – Psicóloga Vanessa de Almeida – CRP 04/42019
O link da matéria: https://www.otempo.com.br/…/filha-nao-tera-que-cuidar-de-pa…



Comentários