O DUPLO VÍNCULO E AS RELAÇÕES PAIS E FILHOS
- psicovanessadealmeida

- 13 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
O duplo vínculo é um conceito importante para identificar conflitos relacionais que podem acontecer nas relações familiares.
Para acontecer o duplo vínculo são necessárias duas pessoas envolvidas no processo de relação. Citarei como exemplo a relação mãe e filho. Quando esta mãe diz para o filho que o ama, mas demonstra raiva em sua expressão facial. O filho, por sua vez, acaba ficando confuso, podendo sentir culpa, ou achar que existe algo de errado com ele, o que pode causar algum tipo de trauma psicológico no mesmo.
Um outro exemplo, seria um pai que impõe um falso limite para o filho. Este pai diz que não vai permitir que o filho viaje com o amigo, pois não gosta que seu filho se relacione com ele. Porém, quando o amigo chega na casa desse pai que proibiu o filho de viajar com ele, o pai permite a viagem e ainda com a expressão facial de alegria.
Então, afinal, no que a vítima pode acreditar? Na fala ou na expressão corporal/facial de seu genitor?
Nesse tipo de situação, é muito importante existir uma terceira pessoa na relação que possa esclarecer para vítima, nesse o caso o filho, que, o que a mãe ou o pai disse pode ter o significado disso, disso e disso. Assim, a criança ou o adolescente pode escolher dentro de sua subjetividade no que acreditar e, a partir disso, compreender e lidar melhor quando os pais emitirem este tipo de comportamento.
É interessante o quanto emitimos o comportamento de duplo vínculo no dia a dia. No trabalho podemos não gostar de alguém, mas mesmo assim cumprimentamos e convivemos com a pessoa como se nada tivesse acontecendo. Olha o duplo vínculo acontecendo!!!
Agora imaginem o quanto é importante transmitir para as relações familiares aquilo que de fato está acontecendo um com o outro. Quando existe uma família com dificuldade de expressar sentimentos e comunicar de maneira clara, há aí um ambiente propício para o avanço de sujeitos que não conseguem expressar aquilo que realmente sentem.
Em decorrência disso, haverá pessoas que não conseguem escolher, ou poderão se submeter a relações tóxicas e conflituosas sem nem ao menos entenderem o motivo pelo qual se comportam ou se sabotam em projetos que nunca dão certo.
Conseguem perceber o quanto o duplo vínculo é disfuncional para a relação pais e filhos?
O ideal é estabelecer vínculos saudáveis, e não sendo possível, buscar ajuda para mudar este cenário.




Comentários