OS QUATRO CONTRAPONTOS DA RELAÇÃO AMOROSA
- psicovanessadealmeida

- 13 de nov de 2021
- 2 min de leitura
Estar em um relacionamento é dividir, é se entregar ao parceiro(a) de maneira que você se sinta bem, confortável, acolhido e amado. Mas nem sempre isso acontece, não é verdade?
Assim, enxergar os contrapontos de uma relação é essencial para integrar na união aquilo que tem que ser melhorado.
A comunicação é um dos pontos importantes para aprimorar qualquer relacionamento. Como anda a sua comunicação com seu cônjuge? Ela é feita de qualquer maneira ou tem sido cuidada, tanto no tom de voz, quanto naquilo que se diz ao parceiro(a)? Você tem procurado saber se o outro entendeu aquilo que você quis dizer? Por vezes, achamos que o parceiro sabe sobre nossos desejos, expectativas e angústias, e isso não é verdade. Na relação, a comunicação deve ser o mais clara possível, e se certificar se o outro entendeu aquilo que você disse não custa nada, certo?
Estar preenchido de si mesmo é outro contraponto que muitas vezes está mal nutrido em uma relação. Para se relacionar é preciso se amar primeiro, estar bem consigo mesmo para então estar disponível para o outro. Isso evita projeções (carências pessoais que são depositadas no parceiro) e confusão no plano a dois, pois se você não está bem consigo mesmo, com uma autoestima fortalecida, ciente de si, como é que vai dividir a vida com alguém? Você, no mínimo, vai exigir mais que deve, não vai se implicar para fazer a relação dar certo e pode até ficar dependente de seu parceiro.
O relacionamento entre duas pessoas é como se fosse um time, porém não existem perdedores ou ganhadores, existe o casal que busca a melhor forma de se relacionar de maneira genuína e única, os dois não competem, mas se aliam para fortalecer os pontos fracos e fortes um do outro.
Um outro contraponto a ser destacado é a habilidade em negociar, de entrar em consenso. Aqui é onde mais há desentendimentos, pois tem muito a ver com as expectativas de ambos em torno daquilo que devem fazer, de como devem agir, de como será a divisão de tarefas.
Saber o que é o casamento para seu parceiro, o que significa estar casado, quais os valores são negociáveis e inegociáveis, são de suma importância para saber negociar nessas horas de conflito e de visões diferentes. Lembre-se que estar preenchido de si mesmo já ajuda muito nessas horas.
E por último, e não menos importante, é perceber se vocês têm planos de futuro em comum. O que planejam juntos, quais são seus sonhos, compromissos do casal, como vocês têm praticado a intimidade?
Relacionamentos não são fáceis, é verdade. Mas a vida a dois é uma prática diária, feita de escolhas, responsabilidade e sabedoria para lidar com os conflitos do dia a dia.
Qual é o seu contraponto a ser melhorado?




Comentários