POR QUE OS DESENTENDIMENTOS FAMILIARES AUMENTARAM DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL?
- psicovanessadealmeida

- 13 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Estamos vivendo o isolamento social e desde então nós temos notícias de que houve um aumento no número de desentendimentos no âmbito familiar e de casal, além das manifestações de ansiedade, medo e depressão. Como podemos entender este fato?
Essa convivência mais próxima, por um lado foi muito boa para o desenvolvimento de mais intimidade entre os membros do grupo familiar, de mais proximidade; porque com a vida anterior à pandemia este tempo era bem reduzido.
Estávamos todos muito envolvidos no nosso trabalho, na correria, dentro das cobranças de cumprir a agenda e então a vida familiar estava mais em segundo plano.
A pandemia trouxe um novo contexto, de forma brusca, impositiva e tivemos que nos adaptar a isso.
Todos os planos traçados tiveram que ser refeitos, adiados, adaptados e isso acaba gerando estresse, ansiedade, impotência, medo diante de toda a situação.
Nisso, as relações familiares e as de casal começam a sofrer com o período prolongado de convivência, as pessoas começam a prestar mais atenção nas suas relações, começam a perceber situações que antes não eram vistas ou problematizadas, e o processo de conscientização da própria vida começa a surgir daí.
As pessoas começam a refletir mais sobre as suas próprias questões, se aproximam mais de seus problemas. O isolamento trouxe a oportunidade de muitas pessoas estarem mais próximas de suas escolhas na vida, e isso mostra que muitos problemas que estavam escondidos debaixo do tapete por falta de tempo, por causa daquela vida frenética que tínhamos e que não deixava espaço para que pudéssemos refletir sobre as qualidades de nossas relações, agora veio à tona.
Conviver com os filhos e com o trabalho, com o cônjuge durante o dia, noite não é tarefa fácil, é preciso estabelecer rotinas, demarcar espaços dentro da própria casa para estabelecer um sentido de organização.
Chega uma hora que todos estão cansados da rotina de isolamento. Diante disso, é natural demonstrar insatisfação, frustração. O que não é recomendável é que esses sentimentos fiquem guardados. É necessário dar vazão a isso. Mas com sabedoria, com fluidez e com ajuda psicológica, se for necessário.




Comentários