AS CHAVES PARA A PROXIMIDADE NO RELACIONAMENTO: VULNERABILIDADE E CONFIANÇA
- psicovanessadealmeida

- 13 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Você pode ter um relacionamento feliz e com bastante proximidade, mas para isso é preciso confiar e ser vulnerável em sua relação. Muitas vezes, as pessoas não estão preparadas para lidar com isso e, por vezes, nem sabem por onde começar...
Praticar a vulnerabilidade é permitir expressar seus sentimentos com seu parceiro ou sua parceira. É abrir-se e dizer: estou triste, isso me magoa, isso me machuca, isso me deixa com raiva, estou frustrado, estou irritado, estou nervoso, estou com ódio, estou alegre, estou eufórico.
Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas em seus relacionamentos não se abrem por receio do que o outro pode achar, até mesmo podem não se conhecer suficientemente para estar aberto na relação e com isso podem acabar prejudicando a si mesmos e o companheiro, pois este vive com um parceiro que não conhece de fato.
Outros parceiros também podem se aproveitar da maneira com que este cônjuge lida com seus sentimentos, podendo controlar a relação, fazer o que querem, ativando, nesse momento, relações insatisfatórias, dependentes e infelizes.
Ser vulnerável num relacionamento é poder se entregar e ser você mesmo sem sentir que será julgado por aquilo que é ou sente. Expressar seus sentimentos não só acerca da relação, mas dos contextos relacionais que você possa estar inserido. Seu parceiro(a) de relacionamento é seu companheiro de jornada, seu amante, seu amigo, a pessoa que você pode contar e se expressar.
Estar num relacionamento e ser vulnerável é ser livre para ser você.
Confiar é saber que seu parceiro não vai lhe magoar de maneira intencional por saber sobre aquilo que você sente e sobre suas fraquezas. Você dá o melhor de si nessa relação, confia que traz boas contribuições para o relacionamento e naturalmente você confia no seu parceiro, pois sabe que ele também trará benefícios para a união.
Evidentemente, não podemos achar que a relação será perfeita. Haverá momentos de conflitos e vocês terão que recomeçar. Negociar sobre aquilo que está afetando a relação e mais uma vez, para que vocês tenham força para o recomeço, é necessária uma boa dose de confiança e de vulnerabilidade.
Desfrutar de um bom relacionamento é trabalhar para que seu parceiro desenvolva o melhor de si, sem se perder e deixar de ser a sua melhor versão, ou seja, ser você mesmo no seu melhor.
Construir um relacionamento exige paciência, entrega, vulnerabilidade e confiança. Não há nada melhor que estar seguro e confiante em uma relação em que você se sente apreciado, amado. Onde você repousa sempre quando sente que está desconfortável com a vida, mas também compartilha dos melhores momentos de sua trajetória.
Faz sentido? Compartilhe com alguém especial.




Comentários