RELACIONAMENTO À DISTÂNCIA: É POSSÍVEL?
- psicovanessadealmeida
- 13 de nov. de 2021
- 2 min de leitura
Passamos por situações na vida em que pode acontecer do nosso cônjuge ter de trabalhar em outra cidade, pode também acontecer de você conhecer e se apaixonar por alguém que mora em outro Estado, seja temporariamente ou permanentemente, relacionamentos à distância estão aí, existem, mas será que é possível mantê-los?
Para mim foi e está sendo possível. Compartilho um pouco da minha história com vocês:
Durante muitos anos, meu companheiro que trabalha na área da construção civil teve que trabalhar em outras cidades. Às vezes, nos víamos de 15 em 15 dias, às vezes nos fins de semana, e já aconteceu de nos vermos 1 vez ao mês por um bom período.
Confesso que não era nada agradável ter que vê-lo pouco num espaço de tempo tão longo, sofria bastante, brigávamos muito por isso e nosso relacionamento chegou a ficar bastante desgastado, mas seguimos firmes na tentativa de fazer dar certo e seguir com nosso relacionamento de anos (ele era mais resiliente nessas horas, eu já ficava mais P**** da vida).
Fazendo uma análise interna, eu tinha os meus motivos e minhas carências afetivas, que eram projetadas no meu relacionamento. Eu acabava me comportando de maneira irritadiça e sofria com medo da solidão, mas a oportunidade de trabalhá-las em terapia e nos meus processos de autoconhecimento, conjuntamente com o otimismo do meu companheiro, foi possível vencer muitas de nossas dificuldades.
Ligações demoradas, algumas brigas, estou com saudades, expressão de sentimentos quando e como pudemos demonstrar, foram modos que encontramos de fazer dar certo.
Não houve fórmula mágica. Cada casal encontra dentro de suas potencialidades e fraquezas o pó mágico de fazer a coisa andar. No meu caso, estamos caminhando juntos e disponíveis para o próximo desafio. Um sentimento que mantém meu relacionamento de anos de pé é a admiração que sinto pela pessoa que ele é.
Um ponto fundamental também de se pensar a relação amorosa nessas horas de dificuldade, caso você as tenha, é compreender qual o papel que um exerce na vida do outro. No meu caso, a minha relação é bastante complementar, um abastece o outro nas dificuldades, compensamos algumas faltas um do outro, mas também somos iguais em algumas situações, o que é bom por um lado, pois demonstra ideias similares, mas ruim por outro, porque, às vezes, queremos convencer que a nossa ideia é melhor que a do outro, gerando competição e estresse.
Com toda essa minha pequena biografia, enquanto profissional dou algumas dicas para você colocar em prática em seu relacionamento à distância:
Expresse sempre seus sentimentos (qual seu maior medo nessas horas?);
Programe horários e dias para as ligações acontecerem. Agora com toda tecnologia que temos, pode-se fazer videoconferências (melhor ainda);
Quando o encontro presencial acontecer, faça o tempo valer a pena;
Visite seu Parceiro(a) sempre que possível, o relacionamento à distância te dá a oportunidade de conhecer lugares novos;
Mantenha-se confiante nos pilares da formação de sua relação. Ciúmes e desconfiança podem minar seu relacionamento;
Se empenhe sempre para mostrar a sua melhor versão, ouça com o coração as inquietações e siga firme com maturidade e disposição;
Procurem por um processo de autoconhecimento, a saúde mental e relacional do casal só tem a ganhar.
Espero ter contribuído de alguma forma para abrir mais os horizontes de seu relacionamento à distância.
Fiquem bem!

Comments